segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Quando os filhos ganham asas

Existe uma frase popular que diz que os pais criam os filhos para o mundo. Mas na prática, o que eles querem mesmo é criá-los para os terem sempre de baixo de suas asas.

A primeira crise de separação chega com a escola, um desafio para as crianças, que vão enfrentar um universo ainda desconhecido; e para os pais, que têm de entregá-las nas mãos de estranhos.

Com o passar do tempo, o distanciamento só se intensifica. Surgem os primeiros namorados, as festas até altas horas... A companhia dos pais fica cada vez menos apreciada.

Mas enquanto todos vivem sob o mesmo teto, as coisas até que vão bem. Porém basta um filho falar em passar uns tempos no exterior ou anunciar que vai casar para tudo desmoronar.

Muitos casais se esquecem de viver a união em detrimento dos filhos, e quando se vêem a sós, ficam completamente perdidos, sem saber o que fazer para preencher o tempo. Se estão aposentados, com todo o tempo livre, a situação é ainda pior.

Alguns chegam a entrar em depressão, precisando de ajuda profissional para seguir adiante. Outros se apóiam em amigos que já passaram por essa experiência.

Enquanto isso, lá vão os filhos, mais felizes do que nunca, vivendo o direito de serem livres para aprender com os erros e buscar a realização de seus sonhos.

Até que um dia tenham seus próprios filhos e iniciem um novo processo de apego e separação...

Um comentário:

  1. Gostei do texto e acho que alguns pais têm que lêr sobre esses assuntos.

    ;*

    ResponderExcluir