segunda-feira, 12 de outubro de 2009

É estranho e ao mesmo tempo admirável o modo como a fé afeta as pessoas. Há pouco o Jornal Nacional mostrava uma reportagem sobre o dia de Nossa Senhora Aparecida. Milhares de fiéis passaram o dia em procissão e devoção à santa padroeira do Brasil em Aparecida do Norte. Entre eles estava um homem de no máximo 40 anos que deu seu depoimento ao JN. Disse que estava agradecendo porque havia pedido à santa que lhe desse uma casa, e ela concedeu.

É claro que não foi Aparecida quem chegou em uma imobiliária, escolheu a casa e entregou, totalmente paga, àquele fiel. Mas foi o amor e a fé depositada nela que deram forças para que o homem conseguisse trabalhar o bastante para poder atingir seu objetivo. Foi ela quem lhe deu confiança para erguer a cabeça e seguir em frente, acreditando que era possível. É isso que Nossa Senhora Aparecida e todos os demais santos fazem. Dão confiança, esperança. Confortam nos momentos de dor e fortalecem nos grandes desafios.

A fé é inexplicável. Até para os mais céticos uma hora ou outra ela se faz presente. Toda vez que entro em uma igreja ou templo sinto uma energia diferente, algo que só existe ali, na presença das imagens dos santos ou deuses. Sinto paz e isso é muito bom. Faço minhas orações vez ou outra, mas não as tradicionais Pai Nosso ou Ave Maria. Na verdade, chamo minhas orações de conversas com Deus. Nelas, peço, como todo mundo, mas também busco esclarecimento, uma luz no fim do túnel. E também agradeço muito. Agradeço pela oportunidade de estar aqui para aprender e viver o mais intensamente possível. Agradeço por poder fazer coisas que jamais imaginei que um dia conseguiria. Agradeço porque, de uma forma ou de outra, me senti abençoada e protegida por uma energia que chamo de Deus. A energia que nos dá a luz do dia, as flores que enfeitam nossa vida e o amor que nos mantém felizes mesmo nas adversidades. É nessa fé que acredito e considero saudável. Gritos em templos, sessões de exorcismos e fanatismos são doenças da alma, fraquezas que deixam as pessoas fracas e suscetíveis a exploradores e seus dízimos. Fé não tem preço. Ela é de graça e está dentro de cada um. Não importa a religião ou a falta dela. Uma hora você vai saber onde ela está.

Um comentário:

  1. Bem.. agora são 3 na família a ler teu blog. Mãe, dinda e tia.

    "Tia Neiva"

    ResponderExcluir